NOTÍCIAS


Voltar

7 dicas essenciais de estudos para concursos policiais

Estudar para concursos policiais talvez seja o sonho de milhares de pessoas. Provavelmente você seja um desses vocacionados que sonha desde pequeno com um cargo na Polícia e não sabe como alcançar esse objetivo. Pensando nisso, nós preparamos dicas que podem ser úteis para iniciar nos seus estudos.

1 – Comece a estudar com antecedência

Começar a estudar antes do edital é o ponto chave para quem deseja uma preparação bem estruturada para garantir a aprovação. Com tempo hábil, você poderá errar com tranquilidade e terá tempo de acertar. Quando o edital sair e houver mudanças, você terá tempo de fazer os ajustes necessários.

2 – De olho nos concursos anteriores

Buscar informações em concursos anteriores vão nortear o início dos estudos para qualquer carreira que você escolher. Olhar para o último edital dará um bom direcionamento na preparação. Geralmente, cada concurso policial tem matérias peculiares, como medicina legal, raciocínio lógico, informática, entre outras. É pelo documento anterior que você vai descobrir o essencial para iniciar os estudos: se o seu perfil é adequado ao cargo ou não. Daí para frente, você terá condições de mapear a sua preparação para o concurso.

3 – Organização

Com conteúdo em mãos, será mais fácil roteirizar a sua vida de concurseiro. Criando o seu planejamento e se planejando você consegue vislumbrar todas as etapas e se preparar adequadamente para cada uma delas. Uma planilha seria bem-vinda para você organizar as disciplinas e distribuí-las pelos dias da semana. Além disso, ter contato com todas as matérias é indispensável para não deixar o conhecimento esquecido.

4 – Contatos

Existem grupos na internet que reúnem candidatos com as mesmas afinidades que as suas, como o caso da comunidade de concurseiros do QC. Importantes informações circulam nesses espaços porque eles as procuram e repassam aos demais.Quando você está se preparando o ideal é estar próximo de pessoas que têm os mesmos objetivos que você para que haja uma troca. É um ajudando o outro.

5 – Treinamento

A prática que dará condições de você acertar a mão em relação ao perfil da banca, formas como são cobrados os assuntos, possíveis pegadinhas, entre outros macetes que você só vai aprender treinando exaustivamente.

6 – Treinamento físico

Todos os concursos para área de segurança têm o Teste de Aptidão Física, conhecido como TAF. Então, preparar-se com antecedência é fundamental. Além do mais, estudos realizados por neurologistas mostraram que exercícios físicos são capazes de ajudar o cérebro a processar e armazenar melhor as informações. Assim, você aproveita para treinar para o seu TAF e ao mesmo tempo ajuda seu cérebro a absorver tudo o que está estudando.

7 – Descanso

Quando você antecipa seus estudos, você tem a possibilidade de reservar períodos de descanso e lazer. Afinal de contas, é muito bom poder relaxar e fazer atividades que sejam prazerosas. Dessa forma, você consegue aliviar a pressão que os estudos possam causar na sua vida.

Gostou das dicas? A gente espera que as 7 dicas essenciais de estudos para concursos policiais possam ser úteis na sua vida de concurseiro.

outras notícias
Depoimentos
  • Sarah de Mattos Oliveira, Arquiteta, 24 anos, aluna do Curso Logos há 1 ano e 2 meses. Metódica e organizada, é assim que Sarah se julga. Qualidades que contribuíram para passar no concurso de Auditor Fiscal do Trabalho. Atribui seu sucesso às 10 horas de estudo fora o tempo que estava no curso. Freqüentadora assídua dos sites que fornecem provas de concursos anteriores, Sarah acredita que conhecer a Banca é importante e que traz segurança na hora da prova. ¨O mais interessante é que, mesmo sendo formada em Arquitetura, me identifiquei com todas as disciplinas deste concurso e isso me ajudou, pois gostava de estudar. Sempre tive esperança que ia passar”.

  • João Paulo Santos Leonel, 27 anos, 1º Lugar de Minas no TRE-MG. Formado em Filosofia, trabalhava como GARÇOM de quinta a domingo em um bar e aos domingos servia almoço em um restaurante. Começou tendo que conciliar o trabalho com os estudos. Um tempo depois, quando percebeu que havia formado uma boa base, pediu demissão e ficou só estudando. Com isso, conseguiu passar no concurso do TRE/MG. Sempre estudou no Logos, onde seu irmão, Geraldo Edson Leonel Jr, também foi aluno e passou em 1º lugar no concurso do STM, que só tinha uma vaga. O maior incentivo para quem acha que passar em concurso não é possível e que não existem regras, nem “ditados”, afinal, João Paulo não cursou Direito, nem Economia, ou qualquer outro curso que o preparasse melhor para concursos! Além do mais, formar em Filosofia e trabalhar à noite pesariam, com certeza, na cabeça de qualquer pessoa que não tivesse a CORAGEM que ele teve de ACREDITAR que É POSSÍVEL SIM, PASSAR EM UM CONCURSO.

  • Ana Clara Zimmermmann Fonseca, 21 anos, 7º lugar na Polícia Rodoviária Federal. Estava cursando Administração na UFJF. Iniciou seus estudos no Logos e passou no 1º concurso que fez. Encontrou apoio na família, tanto emocional como financeiro, o que ela acredita ter sido de extrema importância para sua vitória. Nunca deixou de fazer exercícios físicos, pois sempre achou que ficava mais animada, feliz e sem stress. Jamais desanimou, às vezes chegou a pensar na dificuldade que é passar em um concurso tão concorrido, com matérias que ela inclusive nunca havia visto, como: Direito, Informática, Legislação de Trânsito..., mas com CALMA, DEDICAÇÃO, MUITA VONTADE  e a ajuda de DEUS conseguiu ser aprovada. Sentiu  uma “SENSAÇÃO MARAVILHOSA”, de Dever Cumprido.