8 maneiras de acabar com a procrastinação e melhorar a produtividade

Uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado mostrou que a procrastinação pode ter influência genética. Isso porque os primeiros seres humanos não faziam planos para o futuro: eles apenas pensavam no que comeriam naquele dia. Tantos milhares de anos pensando e agindo dessa forma deixaram o homem “acostumado” a dar importância a uma tarefa apenas quando existe sentido de urgência – e não quando é prioridade.
Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Estocolmo, explica que razões emocionais funcionam como gatilho para a procrastinação. Isso quer dizer que algumas pessoas deixam suas tarefas para a última hora intencionalmente, por acreditarem que funcionam melhor sob pressão e estresse. Mas isso pode acabar gerando ainda mais estresse.
Para mudar de atitude e aumentar a produtividade, listamos 8 maneiras para acabar com a procrastinação e melhorar seus estudos:
1 – O que te leva a procrastinar?
Descobrir o que te leva a procrastinar é essencial para sanar essa questão. Está cansado? Com sono? Tem medo? Se sente incapaz? A resposta vai te ajudar a dar o primeiro passo e, focando nesse motivo, sua produtividade começa a voltar.
2 – Prioridades
Faça uma lista de prioridades. Escrever todas elas têm um efeito psicológico importante, com a sensação de que, como está ali, você precisa concluí-las. Dica: comece listando as tarefas que você costuma procrastinar.
3 – Comece pelo mais difícil
O horário do dia e a dificuldade das tarefas são os maiores influenciadores da procrastinação. Com sua lista de prioridades em mãos, separe por períodos: comece pelas mais difíceis no começo do dia e deixe as mais rápidas e fáceis para a tarde, quando estará mais cansado.
4 – Gestão do tempo
Já ouviu falar no Método Pomodoro de gestão de tempo? Funciona assim: você programa um timer para trabalhar e focar em uma tarefa – e APENAS nela – durante 25 minutos. Tenha o maior foco possível. Após esse tempo, o alarme toca e você tem 5 minutos de descanso. Retome o processo e, depois de 4 rodadas, você pode aumentar o descanso para 10 minutos ou meia hora.
5 – Divida tarefas
Quando sabemos que uma tarefa exigirá demais, seja pelo tempo ou nível de dificuldade, a tendência é procrastinar. Por isso, pegue esses temas mais complexos e dívida em tarefas menores, para serem cumpridas em etapas.
6 – Se recompense
Ao ter suas tarefas listadas, estipule também pequenas recompensas. Pode ser assistir um episódio daquela série que você gosta, comer um chocolate, aumentar o intervalo de descanso, dar uma olhada nas redes sociais, responder mensagens nos aplicativos de conversas, etc. Pensar que você só pode fazer algo se realizar outro estimula a produtividade.
7 – Se desconecte
Por serem atividades comuns do dia a dia, pode parecer exagero, mas as redes sociais e aplicativos de conversa podem ser o principal motivo da perda de foco. Sempre que precisar de concentração total, desligue o celular, saia das redes sociais e, se puder, desligue a internet.
8 – De olho na saúde
Se nem a organização e as metas estipuladas estão funcionando, e você continua cansado, sem energia e deixando suas tarefas para depois, fique atento aos sinais do corpo. Alguns desses sintomas podem ser causados por falta de vitaminas, alimentação ruim, pouco sono e até depressão. Procure um médico!