Autorizado concurso para 16.700 vagas para Educação de Minas

Foi autorizado nesta terça-feira, 28, concurso para a Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE-MG) com 16.700 vagas para o nível superior. A seleção foi autorizada pela Comissão de Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG).
Serão dois cargos contemplados: professor de educação básica regente de aula (professores de disciplinas) com 16 mil vagas e especialista em educação básica para 700 vagas, ambos os cargos são de nível superior. A oferta será para preencher as 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado. De acordo com uma nota divulgada pela própria Secretaria de Estadual de Educação, o termo de referência para a contratação da empresa organizadora e o edital do concurso já estão em fase de elaboração pela própria SEE-MG. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação, a expectativa é que a empresa organizadora seja definida ainda este ano, assim como o edital que também deve ser divulgado ainda em 2017.
O último concurso para a Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE-MG) foi realizado em 2011 e, organizado pela Fundação Carlos Chagas. Na época foram oferecidas 21.377 vagas para diversos cargos de níveis médio/técnico e superior com subsídios que variavam de R$911,98 a R$3.300 para jornada de trabalho de oito a 40 horas semanais.
As ofertas foram para os cargos de assistente técnico educacional, assistente técnico de educação básica, analista educacional, analista educacional / inspeção escolar, especialista em educação básica e professor de educação básica I. Todos as funções tiveram vagas para diversas especialidades.
A seleção consistiu de prova objetiva e avaliação de títulos, ambos para todos os cargos. O exame objetivo foi realizado em dois turnos: manhã e tarde, de acordo com o cargo. Os candidatos tiveram quatro horas para responderem a 60 questões distribuídas em Conhecimentos Gerais e Específicos. O concurso teve validade de dois anos. As contratações foram realizadas pelo regime estatutário.