Finalmente! Saiu a portaria autorizativa do concurso PF, com 500 vagas. A publicação era bastante aguardada e considerada o principal entrave para a liberação do edital do concurso Polícia Federal, que será divulgado até junho. Na última quarta-feira, 18, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, confirmou que o documento com as regras da seleção sai ainda este semestre.
De acordo com a autorização, o prazo para publicação do edital é de até seis meses, contados a partir de sua publicação. O ministro Jungmann já confirmou, porém, que o documento sai em até dois meses.
As 500 vagas serão divididas da seguinte forma:
Agente - 180 vagas;
Delegado - 150 vagas;
Escrivão - 80 vagas;
Perito - 60 vagas;
Papiloscopista - 30 vagas;
Após a publicação da portaria, a Polícia Federal divulgou uma nota à imprensa. Nela, a PF diz que iniciará agora o processo de escolha da organizadora. Além de concentrar esforços na definição da banca, a corporação já elabora o edital do concurso. Em evento realizado na última quarta-feira, 18, o ministro Raul Jungmann informou que a Polícia Federal já trabalha na elaboração do documento.
O próximo passo será a contratação da banca organizadora. Tudo indica que a empresa responsável será escolhida nas próximas semanas, para que o edital possa ser divulgado dentro do prazo estipulado de até dois meses.