Dicas Estudos da Renata

Olá, concurseiros!
Hoje vamos falar um pouquinho sobre estudos. Sei, por experiência própria, que manter uma rotina de estudo não é fácil para ninguém. Por isso, escolhi 4 pontos para que possamos conversar.
1)Planejamento:
Quanto mais caro e mais dificultoso é um objetivo, mais precisamos nos planejar. O Planejamento nos ajuda a organizar, a programar e a criar linhas de ação. Estudar sem critérios é um dos grandes erros de um concurseiro (acredite, eu já fiz isso). Dessa forma, pegue o seu edital e divida o conteúdo das disciplinas nos dias da semana (inclusive finais de semana), pois isso permitirá que você nunca fique uma semana sequer sem ver alguma matéria. É importante também que você dedique mais tempo para as matérias que tem mais dificuldade e para aquelas com peso maior na sua prova.
2)Comece aos poucos:
Se você ainda não tem uma rotina estável de estudos, faça como numa academia: comece aos poucos. Ninguém inicia a sua vida de exercícios físicos já correndo uma maratona e com estudos não é diferente. Comece estudando 30 minutos e vá aumentado progressivamente. Você verá que, logo logo, estará conseguindo estudar bastante e o melhor: sem ficar com a sensação de que o tempo está se arrastando.
3)Não acredite em quem diz que estuda 12 horas líquidas todos os dias:
Tá aí uma coisa que muito me deixava frustrada até o dia que cheguei à conclusão de que ninguém é um robô. Haverá dias em que seu estudo irá render muito e outros que nem tanto. Mais importante que ter um saldo enorme de horas líquidas estudadas é ter constância e dar o máximo de si. Não adianta nada estudar um dia muito e nos outros dias nem pegar no material. Não importa se o seu tempo disponível seja apenas de 1 hora por dia. Mas faça do tempo que você tem para estudar valer a pena: dê tudo de si, desligue o celular, foque de verdade. Você mesmo chegará à conclusão que ter constância é melhor que ter quantidade de horas e, por isso, faça um pacto com você mesmo: aconteça o que acontecer, estudarei todos os dias (nem que sejam 30 minutos resolvendo questões). Não se compare com os outros, cada um tem a sua vida, os seus problemas e suas limitações.
4)Não espere resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas:
Por fim , se você ainda não atingiu o resultado esperado, mude a sua tática. O que não dá é para insistir em um método e achar que tudo será diferente. Mais difícil que estudar é achar a forma certa e eficiente de fazê-lo. Por isso, se não te gerou o fruto desejado, vá tentando outras maneiras até que você possa alcançar o seu objetivo. Ah, e isso eu te garanto: só não alcança o objetivo quem desiste.
Por hoje é só e desejo a todos força nos estudos!!!
Renata Glanzmann