Edital para concurso do Banco do Brasil 2016 deve sair até final do ano

Devido ao prazo de validade das últimas duas seleções ter expirado, uma nova seleção está sendo analisada para Escrituário em todo o país. O novo certame acontecerá em nível nacional e tem previsão para o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo e Tocantins.
Após um acordo firmada com o Ministério Público do Trabalho, o Banco não fará mais concurso apenas para cadastro reserva. Já nos próximos, vai ser definido a previsão de vagas disponíveis para contratação imediata, além do cadastro reserva.
O cargo de escrituário exige nível médio e 18 anos de idade na data da contratação. Os salários iniciais são de R$2.449,98 após o reajuste da FENABAN, mais auxílio-alimentação de R$1.143,42 e demais vantagens, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Segundo informações do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, o Banco realizou um programa de aposentadoria incentivada para reestruturar o quadro de pessoas nas agências e extinguiu 2.710 postos entre junho de 2015 e junho de 2016. O Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento determinou limite de 115.495 funcionários no quadro do Banco e atualmente esse número é de 109.615.
A última seleção realizada pelo BB foi em agosto de 2015 para lotação em 6 estados do Nordeste. A banca organizadora do certame foi a Fundação Cesgranrio e teve mais de 153 mil inscritos para preencher 860 vagas, sendo 95 imediatas e 765 para cadastro reserva. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva com 70 questões de conhecimentos básicos e específicos, além de redação.
O prazo de validade dos Concursos Banco do Brasil é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, à critério do órgão.