A partir de segunda-feira, dia 7, deverão ser intensificados os preparativos do concurso MPU 2017, para técnicos administrativos (nível médio e R$7.260,41) e analistas em Direito (graduados na área e R$11.345,90). Isso porque no sábado, 5, expirará o prazo de validade da última seleção para os cargos, realizada em 2013.
Como não é interesse do MPU ficar muito tempo sem cadastro de reserva válido, pois desta forma fica impedido de contratar aprovados de concursos para suprir saídas por aposentadorias, por exemplo, o novo concurso deverá ser agilizado. A previsão inicial de divulgação do edital é este mês.
Entretanto, isso poderá sofrer atraso, já que o MPU e o Cebraspe (antigo Cespe/UnB), cotado para ser o organizador, ainda negociam.
Independentemente da oferta de vagas, a perspectiva é de muitas contratações por meio desse concurso. Isso porque, de acordo com o Portal da Transparência do MPU, faltam 1.888 servidores, 627 técnicos administrativos e 1.261 analistas em Direito. Isso considerando os quatro ramos do MPU - Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Com informações da Folha Dirigida.