Apenas três dias após ter tramitado em cinco setores do Ministério do Planejamento, o processo que trata da demanda de concurso da Polícia Federal para 600 vagas de agente voltou a registrar avanços na pasta. Desta vez, a documentação passou por mais três setores.
No último dia 31, o processo do concurso de agente da PF passou pelo Departamento de Legislação e Provimento de Pessoas e pela Coordenação Geral de Concursos e Movimentação de Pessoal, antes de chegar à Divisão de Concursos Públicos, onde se encontra atualmente.
Para que o concurso seja liberado, o processo ainda precisará passar, entre outros, por setores da Secretaria de Orçamento Federal e da Consultoria Jurídica do Planejamento.
Embora tenha autonomia para a realização de concurso públicos para cargos policiais desde 2014, a PF ainda precisa de manifestação prévia do Planejamento com relação à existência de verba para o preenchimento das vagas a serem oferecidas. Na prática, isso continua submetendo os concursos da corporação ao aval do ministério.
Com informações da Folha Dirigida.