Polícia Civil-RJ começa a formar banca do concurso para delegado e edital está previsto para julho

A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro deu prosseguimento a formação da banca examinadora do concurso para delegados. Na segunda-feira, 6, o desembargador federal Guilherme Calmon aceitou o convite para integrar a banca de Direito Civil.
No último dia 29 de abril, a Polícia Civil-RJ já tinha confirmado o também desembargador Paulo Rangel como o primeiro membro da banca. Ele será responsável pela disciplina de Direito Processual Penal e já participou dos concursos anteriores para delegado no Rio.
Outros membros e suplentes ainda deverão ser definidos para compor a banca examinadora. Para delegado, serão cobradas seis disciplinas nas provas objetivas, como:
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil;
- Medicina Legal.
Para cada área haverá um membro da banca examinadora responsável. Poderão concorrer a essa carreira os graduados em Direito. A remuneração atual é de R$18.747,95, já incluído o auxílio-alimentação de R$264.
Além de delegado, Polícia Civil do Rio tem autorização para prover vagas em mais quatro cargos: auxiliar de necropsia (nível fundamental), técnico de necropsia (nível médio), inspetor (nível superior) e perito (nível superior em áreas específicas).
- Concurso Polícia Civil-RJ: conheça os detalhes do cargo de inspetor
- Concurso PC-RJ: conheça o que faz um técnico de necropsia
O concurso para delegado é o que tem os preparativos mais adiantados. A previsão é que ele seja aberto a partir de julho. O prazo foi passado pelo membro da banca examinadora da seleção, Paulo Rangel, em suas redes sociais.
Segundo Rangel, esse concurso será voltado exclusivamente para função de delegado. Porém, a Polícia Civil do Rio tem autorização para prover vagas em mais quatro cargos, de todos os níveis de escolaridade.
O secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga, já revelou que o primeiro edital divulgado será para delegado. O chefe da pasta também apontou qual carreira deve ter o segundo edital divulgado pela PC-RJ.
Já está confirmado que o concurso terá um edital divulgado por cargo. A direção da Academia de Polícia (Acadepol) adiantou que o cronograma determina que os editais sejam publicados até 45 dias após a contratação da banca.