Saiu! Edital do concurso Bombeiros-MG oferece 500 vagas

Saiu o edital do concurso do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBM-MG)! Como previsto na publicação do Diário Oficial do Estado, nesta terça, 31, são ofertadas 500 vagas, sendo 465 para o Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar do quadro de praças combatentes e 35 para o quadro de praças especialistas.
De acordo com o edital, o concurso Bombeiros de Minas Gerais tem 465 oportunidades para o quadro de praças combatentes, sendo 418 para o sexo masculino e 47 para o sexo feminino. Para concorrer a esta posição, os candidatos devem possuir o nível médio completo.
As 35 vagas restantes são para o quadro de praças especialistas, nas seguintes áreas: Motomecanização, com oferta de vagas em Mecânica Leve (4), Mecânica - Motor à diesel (4); eletricista de autos saúde (2); Saúde, em cargos de técnico em enfermagem (14) e técnico em saúde bucal (6); e Comunicações, nas posições de técnico em informática/rede de computadores (3) e técnico em telecomunicações III (2).
Para os candidatos ao quadro de especialistas dos Bombeiros, além do nível médio, os candidatos devem possuir curso técnico na especialidade a qual desejam concorrer.
Todos os candidatos do concurso Bombeiros-MG devem ter entre 18 ou 30 anos de idade, na data de inclusão no curso de formação, ou seja, em 20 de janeiro de 2020, e, no mínimo, o nível médio completo, até o início do curso de formação, também em 2020.
Os candidatos do concurso Bombeiros-MG serão avaliados em nove etapas, sendo elas: prova objetiva e redação; exames médicos preliminares e complementares, teste psicológico e prova teórico/prática (para o quadro de especialistas); teste de capacitação física, habilidades natatórias; e exame toxicológico.
A primeira fase, que terá provas objetivas e redação, será realizada no dia 20 de janeiro. Os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responderem 50 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Direitos Humanos, Química, Biologia e Física.
Já a prova de redação abordará tema contemporâneo de conhecimento geral, com valor de dez pontos. Somente serão corrigidas as 2 mil redações, dos candidatos mais bem classificados e que obtiverem, no mínimo, 50% dos pontos atribuídos à prova objetiva.
Para as fases seguintes, somente serão convocados os candidatos aprovados nas etapas anteriores. As datas das demais provas da seleção serão divulgadas posteriormente, conforme a conclusão de cada fase do concurso Bombeiros-MG.