O Assistente Legislativo atua em atividades administrativas como atendimento ao público, arquivamento e conferência de documentos em pastas específicas etc.
Sobre a profissão
O profissional é importante para manter a organização de informações e relatórios, além de manter o fluxo de trabalho do órgão alinhado.
Mercado de trabalho
Atua em nome de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de diversas partes do país.
Rotina do trabalho
Atualiza fichários e arquivos, classifica documentos; Efetua controle de requisição e recebimento do material de escritório; Datilografa ou digita correspondência externa e interna, textos diversos, transcrevendo originais, manuscritos ou impressos;
Minuta atos administrativos; efetua cálculos para elaboração de quadros estatísticos; atende a chamadas telefônicas, anotando ou enviando recados, realiza serviços externos em instituições comerciais ou bancárias;
Distribui documentos em geral, para os diversos órgãos; efetua levantamento de dados para subsidiar pareceres, informações e relatórios; retira cópia de documentos; atende aos municípios nas suas diversas solicitações;